Zine Sertões #4

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Curtas - Pequi Rock - é chegada a hora do áudio-visual


2º Pequi Rock exibe Mostra de Curtas brasileiros em sessão especial do CineSESC nesta quarta
Nesta quarta-feira (01), a partir das 19h, no Salão de Convenções do SESC-Pousada Montes Claros (Rua Viúva Francisco Ribeiro, nº 200 (Ginásio do SESC), acontece mostra de curtas brasileiros dentro da programação do 2º Pequi Rock.



O evento, que conta com entrada franca, será realizado com o apoio do Cinema Comentado Cineclube, Secretaria Municipal de Cultura e Programadora Brasil, tendo como objetivo discutir a produção cinematográfica em curta-metragem no país.
Foram selecionados oito trabalhos que abrangem os mais variados estilos, priorizando os curtas que tratam de assuntos relacionados à música, e finalizando com um ousado trabalho pernambucano realizado em plano-seqüência e dois clássicos do cineasta Jorge Furtado, que integram a lista dos mais importantes filmes de curta duração já realizados no Brasil.
Após a sessão haverá bate-papo com a platéia, tendo como convidada a jornalista e professora Andréa Martins, diretora e roteirista profissional; e Fabiano Lopes, diretor de fotografia.


CURTAS MUSICAIS


* Rua da Escadinha 162
Documentário sobre o acervo do pesquisador e colecionador Christiano Câmara: suas idéias e sua luta para preservar seu acervo musical.
Direção: Márcio Câmara (Brasil, 2002, Documentário, 18 min.)

* Seu Minervino e a Viola Caipira
Seu Minervino é carpinteiro e mestre na arte de fazer e tocar viola, dividindo seu tempo entre o trabalho na roça e o trabalho de fazedor de instrumentos musicais.
Direção: Pedro Dacosta Lyra (Brasil, 2005, Documentário, 15 min.)

* Viva Volta
Documentário sobre o trombonista brasileiro Raul de Souza que, desde 1971, vive em Paris e sofre com a falta de reconhecimento em seu País de origem. Com o som do seu trombone ao fundo, o filme leva o personagem de volta a Bangu, na cidade do Rio de Janeiro, e reconstrói sua trajetória. Revisita Saravah (filme de 1969) e, em 2005, promove o reencontro dele com Maria Bethânia. Juntos, celebram a devoção à música.
Direção: Heloisa Passos (Brasil, 2005, Documentário, 15 min.)

* Pânico em SP
Os punks de São Paulo, vistos em seus redutos e nas ruas da cidade. Depoimentos em off sobre seu modo de vida, sua visão da sociedade, seus conflitos com a polícia. Imagens de um show punk, com jovens dançando. Canções dos grupos Olho Seco, Inocentes e Cólera.
Direção: Não Creditada (Brasil, 1982, Documentário, 10 min.)

* O Mundo é uma Cabeça
Registro do movimento musical pernambucano manguebeat. Imagens inéditas de Chico Science, que conduz o documentário a bordo do seu "galaxie" num passeio noturno por Recife. Com: Chico Science e Nação Zumbi: Chico Science, Jorge Du Peixe, Lúcio Maia, Gilmar Bola, Oito, Pupilo, Dengue, Gira, Toca Ogan; Mundo Livre S/A: Fred 04, Tony, Fábio, Bactéria e Otto; Mestre Ambrósio: Siba Veloso, Eder Rocha, Hélder Vasconcelos, Mazinho Lima, Sérgio Cassiano
Direção: Bidu Queiroz e Cláudio Barros (Brasil, 2004, Documentário, 17 min.)


CURTAS VARIADOS


* História da Eternidade
História da Eternidade é um plano-sequência que pretende conduzir o espectador a uma viagem dentro dos instintos humanos, por meio de uma linguagem poética e metafórica. Acontecimentos que representam um amplo panorama da civilização ocidental estão presentes neste exercício que expõe, sem concessões, a eterna tragédia humana.
Direção: Camilo Cavalcante (Brasil, 2003, Ficção, 10 min.)

* O Dia em que Dorival Encarou a Guarda
Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o preso Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Para consegui-lo, vai ter que enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada, um tenente cheio de prepotência - e acabar com a tranqüilidade daquela noite no quartel.
Direção: Jorge Furtado, José Pedro Goulart (Brasil, 1986, Ficção, 14 min.)

* Ilha das Flores
Considerado um dos melhores documentários em curta-metragem do cinema brasileiro, o filme fala sobre a pobreza do povo brasileiro de forma única e irônica, através da Ilha das Flores, que serve como depósito de comida que a classe média não consome e de banquete para os necessitados.
Direção: Jorge Furtado (Brasil, 1989, Documentário, 12 min.)



fonte: release oficial Cinema Comentado
imagem: curta Ilha das Flores

Nenhum comentário: