Zine Sertões #4

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O CineClube está de volta!

Cinema Comentado Cineclube de volta neste sábado (07/02) a partir das 19h!!!

Em fevereiro, o Cinema Comentado Cineclube retoma as exibições cinematográficas com a mostra Mistura Geral, apresentando filmes de diversos gêneros para todos os públicos. Serão exibidos:

07/02 – Feios, Sujos e Malvados (1976), comédia sarcástica do italiano Ettore Scola.
14/02 – Três Homens em Conflito (1966), faroeste premiado de Sergio Leone.
21/02 – Doce Tortura (2005), policial violento e poético do coreano Kim Jae-woon.
28/02 – Filhos do Paraíso (1997), sucesso consagrado do iraniano Majid Majidi.

Segue a sinopse do "Feios, Sujos e Malvados", e também do Assédio [filme que será exibido no CineSesc (08/02)]:




Filme: Feios, Sujos e Malvados
Direção: Ettore Scola
Origem: Itália, 1976
Gênero: Comédia
Duração: 110 min.
Classificação: 16 anos

FEIOS, SUJOS E MALVADOS (1976) é uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola – diretor de sucessos como "Um Dia muito Especial", "Nós que nos Amávamos Tanto" e "O Baile". Giacinto mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa. Vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes, o filme é uma comédia social corrosiva cuja construção cinematográfica confere inusitada dignidade estética à miséria.
Resistindo com vigor à passagem do tempo, FEIOS, SUJOS E MALVADOS traz uma visão claustrofóbica e cruel da miséria revelada com frescor político e social. Ettore Scola é um cineasta de características neo-realistas, com abordagem crítica da realidade italiana, cuja maestria fílmica transforma FEIOS, SUJOS E MALVADOS em obra envolvente para todos os espectadores.
As sessões do Cinema Comentado Cineclube acontecem sempre aos sábados, na Sala Geraldo Freire (ao lado da Câmara Municipal), a partir das 19h. A entrada é franca e há sempre um bate-papo após as exibições.




Domingo - 08/02
18h - CINESESC


Filme: Assédio
Direção: Bernardo Bertolucci
Origem: França/Itália, 1998
Gênero: Drama
Duração: 92 min.
Classificação: 16 anos

No domingo, dia 08/02, o CineSESC prossegue com a mostra Panorama Histórico do Cinema – Parte III exibindo ASSÉDIO (1998), do diretor italiano Bernardo Bertolucci. Quando seu marido é preso, acusado de propagar idéias subversivas, a enfermeira Shandurai foge da África e vai morar na Itália. Lá, para custear sua faculdade de medicina, trabalha como empregada para Mr. Kinsky, um excêntrico pianista e compositor inglês. O músico apaixona-se por Shandurai e passa a assediá-la com presentes e gentilezas. Sem saber que ela é casada, ele declara seu desesperado amor, jurando fazer qualquer coisa para agradá-la.
O enredo aparentemente romântico permite a Bertolucci mostrar o porquê de ser considerado um grande cineasta. Seu talento é reconhecível quando aproxima a câmera das pessoas e a movimenta de modo a criar um clima emocional. No começo, é um cantor africano, que parece transmitir com sua voz toda a dor do continente. Em seguida, o estilo é mais contido, quando se passa do "terceiro" para o "primeiro mundo": a Roma dos tons ocres, mas também dos bairros pobres, de uma Itália que vem se tornando multirracial contra a vontade.
"Esse é o Bertolucci político, que aparece sob o manto inocente de uma história de amor meio desesperada e mesclada a um ato de generosidade. O autor volta a observar seu país, mas agora sem discurso, sem ponto de vista firmado, sem ideologia. Mesmo porque ideologias estão arquivadas, pontos de vista foram abalados e discursos caíram de moda", comenta o crítico Luiz Zanin Oricchio.
ASSÉDIO se constrói sob a discussão do racismo e da relação de colonizador/colonizado tão presente entre europeus e africanos. Bertolucci economiza nos diálogos e nas justificativas para o comportamento de seus personagens – o que pode, também, ser observado em "O Último Tango em Paris" ou "O Céu que nos Protege". A razão é que o cineasta não usa as imagens e os atores para manipular os sentimentos da platéia (como tão bem faz o "cinemão" de entretenimento), mas como elementos de um mosaico, que só tem nexo quando visto por inteiro. E o próprio espectador tem que montar o seu entendimento da história.
O CineSESC acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e a Programadora Brasil, apresentando sessões todos os domingos, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros, a partir das 18h. O endereço do Salão é Rua Viúva Francisco Ribeiro, nº 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.

=]

Nenhum comentário: