Zine Sertões #4

quinta-feira, 9 de julho de 2009

CINEMA no fim de semana!

CINEMA COMENTADO
No sábado, dia 11/07, o Cinema Comentado Cineclube exibe DANÇANDO NO ESCURO (2000), grande sucesso do dinamarquês Lars von Trier. O filme conta a história de Selma (interpretada pela cantora islandesa Björk), imigrante do Leste Europeu que vai para os Estados Unidos acompanhada do filho. Portadora de uma doença hereditária que a deixará cega em pouco tempo, ela trabalha dia e noite com um só objetivo: poder pagar uma cirurgia para o filho, que sofre do mesmo mal. A paixão por filmes musicais torna-se a única válvula de escape da pobre moça em sua rotina tão difícil.
A produção intercala o eixo narrativo principal com números musicais, que são devaneios da personagem central. Mesmo em momentos de extrema tensão, Selma se aliena do que está a sua volta e brilha em grandiosos espetáculos imaginários. As coreografias e músicas são envolventes valorizadas pela voz característica de Björk – que encarna a protagonista mantendo-se verossímil do começo ao fim; encantando e comovendo o público.
Lars von Trier, autor de “Os Idiotas”, “Dogville” e “Manderlay”, é um cineasta que questiona e explora os limites da narrativa cinematográfica expondo a realidade crua do cotidiano e revelando o fracasso do “american way of life”. Segundo o crítico Luiz Zanin Oricchio, von Trier é “um hábil puxador de cordéis, que sabe ditar o ritmo e a intensidade das emoções, pode mobilizar luz e sombras em cada cena, tudo para que o espectador saiba – ao mesmo tempo – que tudo aquilo é falso e intensamente verdadeiro. Porque, a cada passagem mais dura ficamos sabendo que Selma precisa mobilizar a fantasia dos velhos musicais para suportar uma vida que lhe é imposta com tanto peso”.
DANÇANDO NO ESCURO é cinema de alta qualidade que explora as possibilidades da arte cinematográfica e leva o espectador a pensar e, principalmente, posicionar-se diante da história apresentada.
Serviço
Sábado, a partir das 19h, na sala 44 do Sesc – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.
CINESESC
No domingo, dia 12/07, o CineSesc apresenta BETE BALANÇO (1984), longa-metragem de estréia de Lael Rodrigues e o primeiro de uma trilogia composta por “Rock Estrela” e “Rádio Pirata”. Estes filmes “revelam” a geração oitentista do rock nacional: Barão Vermelho, Lobão, Banda Brylho, Manhas e Manias, Celso Blues Boy e Metralhatxeka. Além da cena musical brasileira, da chamada “década perdida”, o filme recupera imagens da cidade do Rio de Janeiro apresentada como um cartão postal que ultrapassa o fundo para as ações dos personagens e se mostra como uma verdadeira protagonista da trama.
Bete é uma garota de Governador Valadares, recém aprovada no vestibular e cantora eventual do bar da cidade. Liberada na relação sexual com o namorado, curte teatro e sonha com um espaço maior para o seu prazer, na batalha do trabalho e da vida. A música atrai Bete para o Rio de Janeiro, pouco antes de completar 18 anos. Tudo o que experimenta, então, é uma inevitável sucessão de coisas boas e más. Mesmo com um roteiro simples, este é um dos raros filmes brasileiros a buscar diálogo com o público jovem. A trama melodramática apresenta alguns temas com sensibilidade, como a homossexualidade e o engajamento social.
Débora Bloch interpreta o papel-título. Este foi o seu segundo filme; antes trabalhou em “Noites do Sertão”, de Carlos Alberto Prates Correia. Lobão aparece cantando “Me chama”. Cazuza também é ator do filme, interpretando o personagem Tininho, e com Frejat compôs especialmente duas canções: “Bete Balanço” e “Amor, Amor”, dois sucessos instantâneos.
O diretor Lael Rodrigues, paulistano de nascimento (1951), era mineiro de criação. Foi diretor de diversos curtas-metragens, desde 1973, e montador de “Se segura malandro” e “Bar Esperança” – ambos dirigidos por Hugo Carvana; ou de “Gaijin, caminhos da liberdade” e “Parahyba mulher macho” (os dois de Tizuka Yamasaki). Rodrigues faleceu em 1989.
Serviço
O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e a Programadora Brasil, apresentando sessões todos os domingos, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros, a partir das 18h. O endereço do Salão é Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.
Para saber mais sobre os filmes, clique nas imagens.
Fonte: Release Cinema Comentado CineClube.

Nenhum comentário: