Zine Sertões #4

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

'METAMORFOSE' DE KAFKA EM TEATRO




Dentro das atividades da disciplina de Teatro, os alunos do quarto período de jornalismo devem montar uma apresentação final, cujo produto será aberto ao público na próxima terça . A apresentação consiste numa leitura 'modernosa' do original de Kafka: ‘A Metamorfose’ que, segundo a professora Roberta Cangussu, “segue uma proposta contemporânea, híbrida, com utilização de recursos de audiovisual e estética minimalista”. “A função do teatro dentro do curso de comunicação é extremamente importante, pois ele auxilia nas práticas inerentes a este ramo, como postura, voz e a própria técnica teatral. Só é possível aprender teatro, fazendo teatro,” disse a professora. A novidade fica por conta do cenário, no melhor estilo Lars von Trier; além da noção estética e subjetividade aplicadas ao personagem principal: a metamorfose 'física' fica por conta da imaginação do próprio espectador, enquanto que a metamorfose 'subjetiva' é evidente. Em estilo nada convencional, a montagem baseada na obra de Franz Kafka promete.  

Sinopse

Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor – personagem principal da trama - vê que se transformou num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental.



Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões. Gregor passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção.



Outra metamorfose ocorre no seio familiar: o pai volta a trabalhar, a irmã (Grete) também arranja um emprego e passam a alugar quartos na própria casa onde habitam. As atitudes dos pais perante o filho retratam ao leitor a idéia que este era apenas o "sustento" da casa. A metamorfose de Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo.


Serviço

METAMORFOSE
01/12 } 20h40 } pátio do Campus São Luis da Funorte
Rua Lírio Brant, 787 - Melo.
Entrada franca.

Professora responsável: Roberta Cangussu
Projeto gráfico: Manuh Almeida

Nenhum comentário: