Dentro das atividades da disciplina de Teatro, os alunos do quarto período de jornalismo devem montar uma apresentação final, cujo produto será aberto ao público na próxima terça . A apresentação consiste numa leitura 'modernosa' do original de Kafka: ‘A Metamorfose’ que, segundo a professora Roberta Cangussu, “segue uma proposta contemporânea, híbrida, com utilização de recursos de audiovisual e estética minimalista”. “A função do teatro dentro do curso de comunicação é extremamente importante, pois ele auxilia nas práticas inerentes a este ramo, como postura, voz e a própria técnica teatral. Só é possível aprender teatro, fazendo teatro,” disse a professora. A novidade fica por conta do cenário, no melhor estilo Lars von Trier; além da noção estética e subjetividade aplicadas ao personagem principal: a metamorfose 'física' fica por conta da imaginação do próprio espectador, enquanto que a metamorfose 'subjetiva' é evidente. Em estilo nada convencional, a montagem baseada na obra de Franz Kafka promete.
Sinopse
Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor – personagem principal da trama - vê que se transformou num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental.
Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões. Gregor passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção.
Outra metamorfose ocorre no seio familiar: o pai volta a trabalhar, a irmã (Grete) também arranja um emprego e passam a alugar quartos na própria casa onde habitam. As atitudes dos pais perante o filho retratam ao leitor a idéia que este era apenas o "sustento" da casa. A metamorfose de Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo.
Serviço
METAMORFOSE
01/12 } 20h40 } pátio do Campus São Luis da Funorte
Rua Lírio Brant, 787 - Melo.
Entrada franca.
Professora responsável: Roberta Cangussu
Projeto gráfico: Manuh Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário