Zine Sertões #4

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

28 A 30 DE OUTUBRO - ENCONTRO 'ASA MINAS' EM MONTES CLAROS DISCUTE CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO NORTE MINEIRO - PARTICIPE!


GESTORES PÚBLICOS DISCUTEM SEMIÁRIDO MINEIRO
EM MONTES CLAROS



Importantes gestores públicos participarão do painel “Política pública e convivência com o Semiárido” realizado durante o Encontro Estadual da Articulação no Semiárido em comemoração aos dez anos da ASA Minas, nesta quinta (29). O delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rogério Correia (PT-MG), o coordenador de Pólos Norte e Vale do Programa Biodiesel do MDA, Mairon Lopes, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Nilmário Miranda (PT-MG), e o gerente de biocombustíveis da Petrobrás, Marcelo Marchenzini, estarão com os mais de 150 agricultores e agricultoras familiares presentes no evento, discutindo assuntos relacionados às políticas públicas de acesso à água e à terra e aos projetos de desenvolvimento para o semiárido mineiro.

Com o tema “Semiárido: a vida e as vozes de um povo”, o Encontro Estadual da ASA Minas acontece de 28 a 30 de outubro, em Montes Claros. O painel com os gestores públicos está marcado para o dia 29, às 14 horas, com a participação de agricultoras, agricultores, geraizeiros(as), vazanteiros(as), remanescentes quilombolas, indígenas, catingueiros(as) e agentes das entidades que compõem a ASA Minas, vindos de todo o Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

Além de comemorar os dez anos da Articulação no Semiárido Mineiro, o Encontro Estadual promove, através das trocas de saberes e experiências entre os agricultores e agricultoras, a avaliação da caminhada feita e a projeção de rumos para a sua continuidade.

Articulação no Semiárido Mineiro



Rede formada por cerca de 170 organizações da sociedade civil, a ASA Minas luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido mineiro, nas regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Desde 1999, contribui na construção de processos participativos para a convivência com o Semiárido.

A ASA Minas tem como linhas de ação a promoção da agricultura familiar camponesa com base agroecológica; a valorização do conhecimento popular; o respeito às etnias e às comunidades tradicionais; a promoção das relações equitativas de gênero; a democratização do acesso à terra e água; o combate à desertificação; a educação para a convivência com o Semiárido; a comunicação popular; entre outras iniciativas.



Faz a gestão e implementação dos programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da ASA Brasil em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Codevasf, e do Projeto Guarda Chuva, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Governo do estado.

Qualquer pessoa pode participar do Encontro gratuitamente.



SERVIÇO



Painel “Política Pública e Convivência com o Semiárido” - Encontro Estadual ASA Minas
Quando: 29 de outubro, às 14 horas
Onde: Casa de Pastoral (rua Natal, s/n° - bairro Santo Antônio - Montes Claros – MG)
Contatos:
CAA/NM – 38 3218.7700
Helen Borborema, comunicadora popular da ASA/STR Porteirinha – 38 9186.0223
Emanuela Almeida, Assessoria de Comunicação do CAA/NM – 38 9126.5704








Nenhum comentário: