Zine Sertões #4

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

II Conferência de Cultura

Propostas visam criação de plano nacional


Em release enviado pela Prefeitura de Montes Claros a alguns poucos veículos de comunicação, soubemos da II Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu hoje (dia 29). O release segue abaixo. A participação seria aberta a interessados no assunto, quaisquer.

A Prefeitura, por meio da Secretária Municipal de Cultura e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promovem nesta sexta-feira, 29, a II Conferência Municipal de Cultura. O evento faz parte de uma proposta nacional, convocada pelo Ministério da Cultura, através da portaria 146, que irá realizar em março do ano que vem, a Conferência Brasileira. E até o fim de 2009 deve acontecer a etapa estadual.
O papel da Conferência Municipal é discutir cinco temas nacionais: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa, e por fim, gestão e institucionalidade da cultura. Os assuntos serão abordados em grupos de discussão e cada um poderá produzir até duas propostas de âmbitos nacional e estadual e, ainda, um número ilimitado de sugestões locais. Tudo será apresentado em plenária, e o que for aprovado servirá de subsídio para a elaboração de planos de cultura.
No dia da Conferência também serão eleitos 25 delegados, futuros representantes do município no evento estadual. “Um terço dos delegados é indicado pela Prefeitura e dois terços serão eleitos pelos participantes da Conferência, ou seja, é a garantia do processo democrático”, destacou o secretário adjunto de Cultura, Lipa Xavier.
O evento será realizado no Centro de Cultura Popular Arte e Ofício, à avenida Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária), 20, Centro, das 8 às 18 horas. Qualquer pessoa que se interessar por assuntos ligados à cultura poderá participar. “Nosso objetivo é envolver artistas, produtores culturais, financiadores do setor, estudantes e professores” explicou Lipa Xavier.
Programação - Na abertura, que vai contar com a participação do prefeito Luiz Tadeu Leite e da pró-reitora de Extensão da Unimontes, Marina Queiroz, será apresentado um vídeo sobre Zé Coco do Riachão, produzido pela Universidade de Brasília (UNB). Em seguida, debate sobre o tema geral da conferência: “Cultura, diversidade e desenvolvimento”, pelo professor e escritor Anelito de Oliveira, do departamento de Letras da Unimontes. E, ao final, número artístico que resgata a tradição do Bumba meu Boi, com o grupo de teatro mambembe Olalaica.

Aguardaremos conclusões da Conferência.

Nenhum comentário: