Zine Sertões #4

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O ANO DA FRANÇA NO CINEMA DO BRASIL

O Cinema Comentado e o CineSesc desde mês seguem a linha da Mostra do Cinema Francês Contemporâneo divulgada no site do Sesc Brasil. A Mostra acontece em Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Rondônia. Minas Gerais não consta na lista do site nacional, embora os filmes da mostra estejam em cartaz na programação dos Cines locais. Mais sobre a Mostra aqui.


Em dezembro, o Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc apresentam uma programação especial com a Mostra do Cinema Francês Contemporâneo. Entre 05 e 20 de dezembro, serão exibidos seis produções contemporâneas, que abordam temáticas e estilos diversos da cinematografia francesa. Essa programação, além de oferecer filmes recentes e de qualidade ao público, permitirá uma ação conjunta do Cinema Comentado e do CineSesc na exibição de obras inovadoras, envolventes e polêmicas. A programação, aos sábados, será:

05/12 – “A França” (2007), dir: Serge Bozon.
12/12 – “Até Já” (2004), dir: Benoit Jacquot.
19/12 – “Assassinas” (2006), dir: Patrice Grandperret.

No sábado, dia 05/12, acontece a estréia de A FRANÇA (2007), produção que traz um novo olhar sobre a temática da guerra. Outono de 1917: A milhas de distância do campo de batalha, a jovem Camile leva uma vida marcada pelas notícias que seu marido manda do front. Um dia ela recebe uma carta em que ele termina com o casamento. Desnorteada e determinada a preservar o matrimônio a qualquer custo, Camile decide se disfarça de homem para encontrá-lo. No seu percurso encontra um pequeno grupo de soldados que não suspeitam de sua identidade. Ao segui-los, ela descobre o que nunca poderia imaginar, o que seu marido nunca lhe contou e o que seus novos companheiros irão evitar lhe mostrar: a verdadeira França.

O Cinema Comentado Cineclube acontece todo sábado, a partir das 19h, na sala 44 do Sesc – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.


CINESESC















A programação do CineSesc, em dezembro, destaca as obras da Mostra do Cinema Francês Contemporâneo e traz obras inovadoras na discussão de temáticas atuais. Serão exibidos:


06/12 – “A Esquiva” (2004), dir: Abdelatif Kechiche
13/12 – “O Último dos Loucos” (2006), dir: Laurent Achard.
20/12 – “De Volta à Normandia” (2007), dir: Nicolas Philibert.


No domingo, dia 06/12, acontece a sessão de A ESQUIVA (2004), filme dirigido pelo tunisiano Abdellatif Kechiche, que apresenta um olhar singelo sobre um grupo de jovens de um bairro parisiense. A película combina drama e comédia para focar um cotidiano suburbano marcado pelo choque de culturas e tensões da adolescência. O ponto de partida é uma peça teatral encenada por estudantes da periferia e cuja temática – desde o conflito de classes às desilusões amorosas – irá estabelecer relações bem próximas entre vida e arte. A peculiar atração do casal Krimo e Lydia provoca uma série de episódios, geralmente divertidos e por vezes surpreendentes, que envolvem todos os personagens num intrincado jogo de equívocos e contradições.


A ESQUIVA insere-se na linha dos filmes sobre minorias étnicas – neste caso, a comunidade abordada é a islâmica – mas o retrato apresentado adota tons mais leves e otimistas sem cair na “estética sensacionalista” do crime e da violência. Kechiche constrói uma narrativa que conquista pela eficaz captação de ambientes e esferas urbanas, que servem de cenário a um curioso e sensível retrato da adolescência onde as referências culturais entram em colisão e tendem a reformular-se. O elenco é preciso e convincente, e os personagens provocam doses suficientes de empatia para que o seu “destino” cative e envolva os espectadores.


O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e a Programadora Brasil, apresentando sessões todos os domingos, no Salão de Convenções do Sesc-Pousada Montes Claros, a partir das 19h (novo horário). O endereço do Salão é Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.

Fontes: release Cinema Comentado e site Sesc Brasil

Nenhum comentário: