Zine Sertões #4

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MÚSICA - Por Camila O.

AIR




Quando me pedem para falar sobre música, penso que é fácil. Mas ao parar para escrever sobre, percebo o quanto é difícil, por exemplo, dizer qual é minha banda favorita – existem 50 bandas no meu “Top 10”! Para começar, então, lembro-me de quem mais ouço e com orgulho venho falar de uma dupla francesa da qual sou fã – sem nunca tirar das minhas seleções musicais – desde meus 16 anos: AIR.

AIR (sigla de Amour, Imagination, Rêve) é uma banda que surgiu em 1995, na França. Tendo em sua formação apenas Nicolas Godin e Jean-Benoit Dunckel, receberam grandes contribuições em seus álbuns, como o Serge Gainsbourg e sua filha Charlotte (atriz do mais recente filme do diretor Lars Von Trier, “O Anticristo”), Beth Hirsch e assim por diante.
Mesmo classificados como uma banda de música eletrônica, não são dessas que ouvimos em Raves, ok? Pois o som do AIR é incomparável. E, embora várias bandas tenham tentado fazer igual, apenas eles usam com tanta habilidade o som analógico de instrumentos eletrônicos, como sintetizadores vintage Moog e Korg, vocoders, pianos elétricos, amplificadores valvulados. São chamados também de “retrô-kitsch”, contudo, todo o trabalho do AIR, da melodia às letras, possui um teor meio futurista, mas resgatando sempre aquele glamour das antigas canções francesas. Portanto, AIR agrada aqueles que desejam um momento mais intimista; ou jovens chegando da balada; ou até mesmo muito de nossos pais.


AIR é aquele tipo de banda em que você senta no sofá segurando uma taça com bebida qualquer, acende um cigarro, fecha os olhos e toda a sinestesia que o som provoca te lembrará algo, que será único para cada um – eu, por exemplo, ao ouvir “Talisman”, só penso nas noites e no cheiro de São Paulo.
Sinestesia. Acho que essa é a palavra-chave da banda.
Seu som é sempre associado a imagens. Não é à toa que uma grande fã da banda é a diretora Sofia Coppola, que não só usou músicas do AIR em seus três únicos filmes, como o “Virgens Suicidas” foi todo feito pela dupla francesa. Impossível não ouvir o cd “The Virgin Suicides” e não sentir todo o clima do filme pairando no ar; ou ouvir “Playground Love” e não lembrar um flerte da escola; ou mesmo ouvir “Alone in Kyoto” e não sentir cheiro de chuva, pensar em cerejeiras e gueixas...

O AIR possui, em sua discografia, nove álbuns (com respectivos links para download):

1997: Premiers Symptômes
1998: Moon Safari
2000: The Virgin Suicides
2001: 10 000 Hz Legend
2002: Everybody Hertz
2003: City Reading
2004: Talkie Walkie
2007: Pocket Symphony
2009: Love 2




De todos esses, o “Moon Safari” é meu favorito. Considerado como disco de estréia, é o mais famoso e revolucionário álbum dos anos 90. Impossível um amante do AIR não gostar de, no mínimo, seis faixas desse disco. O “Talkie Walkie”, embora pouco prestigiado, é maravilhoso e recomendo por manter certa continuidade do “Moon Safari”. Após o “Talkie Walkie”, AIR desapareceu por três anos e retornou com o “Pocket Symphony”, que é muito elogiado, mas acho um fiasco. No ano passado, após retornos FAIL de muitas bandas, o AIR nos dá de presente o “Love 2”, que foi gravado em um estúdio montado porcamente pela dupla, em um local que se manteve secreto até mesmo da gravadora Virgin, que os acompanha desde 1998. O “Love 2” tem uma pegada mais rocker, mais analógica e segundo a dupla, foi tudo improvisado. E, por voltar ao glamour do cd de estréia da banda, “Love2” entrou para a lista dos melhores lançamentos de 2009, na opinião de grandes críticos e de pequenos, como eu!




Escrito por Camila O.
Zine Sertões, Montes Claros

4 comentários:

Maria disse...

Ahazou, Camila!

Air é incrivelmente bom, difícil não se apaixonar por eles.
Meu favorito é o Talkie Walkie
um disco que consegue ser perfeito do ínicio ao fim...mas o 'Moon Safari' também não fica de fora, tô até baixando ele

:*

Nina disse...

Air é muito bom mesmo *-*
também gosto muito do Air Safari, o Virgin Suicides também tá entre os favoritos :)

Camila disse...

Demorei mais comentei, ne?!? Entao, tambem curto Air, mas ainda sou meio leiga com relacao a banda.. Estou traumatizada com qualquer coisa de origem francesa, entao daqui uns meses eu baixo outros albuns alem do The Virgin Suicides e do Moon Safari pra ver o que acho =) Beijos!

ToLeDo disse...

Bom saber que não sou o único que tem um Top10 com muito mais de 10.. rss. Muito bom o post.. e prático, links na mão. Não conheço a banda, tratando de conhecer agora. ;)